Gestão Escolar Democrática: Uma Contextualização do Tema

O artigo "Gestão Escolar Democrática: Uma Contextualização do Tema", de Nilson Robson Guedes Silva, revisita a trajetória histórica da democracia e sua aplicação à gestão escolar. O autor explora desde as primeiras formas de democracia direta em pequenos grupos até o modelo de democracia representativa atual, onde o processo decisório é delegado a representantes eleitos. Com base em estudos de Bobbio e Rousseau, o texto reflete sobre os limites e desafios da democracia na gestão escolar, principalmente em contextos hierárquicos e burocráticos.

A gestão escolar democrática é abordada como uma proposta para expandir a participação ativa da comunidade nas escolas, conforme preveem a Constituição de 1988 e a LDB de 1996. Além de normas para participação em conselhos e a eleição de diretores, o artigo destaca que a democratização da gestão escolar vai além de processos formais, exigindo diálogo e cooperação para combater estruturas autoritárias. Conclui que, para se alcançar uma verdadeira gestão democrática, é essencial que todos os membros da comunidade escolar tenham voz ativa, favorecendo uma educação inclusiva e socialmente justa.


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