Gestão Democrática da Escola, Ética e Sala de Aulas

Neste artigo, Cipriano Carlos Luckesi discute o papel ético da gestão democrática na escola e seu impacto na formação política e cidadã dos estudantes. Luckesi aponta que, embora a gestão democrática seja frequentemente associada à eleição de diretores e à criação de comissões escolares, essas práticas nem sempre garantem uma participação genuína e educadora. Ele argumenta que a gestão democrática precisa incluir práticas de convivência e de "respeito ativo", onde toda a comunidade escolar – professores, pais e alunos – se envolve na conservação e melhoria do espaço escolar e na resolução de questões coletivas. A abordagem ética é central para o autor, que considera a gestão democrática não só um processo administrativo, mas um meio de ensinar a convivência em sociedade, com respeito mútuo e responsabilidade. Luckesi critica a transferência das mazelas da política externa para o ambiente escolar e propõe que a ética na gestão democrática seja um princípio que fomente o desenvolvimento moral e a educação para a cidadania ativa​.


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