Gestão Escolar Democrática e Vulnerabilidade Social

Este artigo, fruto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), analisa a produção acadêmica sobre gestão escolar democrática e vulnerabilidade social ao longo de dez anos (2012-2021). A pesquisa foi realizada em cinco bases científicas, buscando entender como a literatura aborda a gestão democrática em contextos de vulnerabilidade social. Os resultados mostram que há poucos estudos voltados para essa interseção, e que, de modo geral, as pesquisas utilizam abordagem qualitativa, com foco em estudos de caso e análise documental. As autoras identificam que o contexto social vulnerável exige uma gestão escolar democrática que vá além da inclusão formal, promovendo uma justiça social que favoreça a participação ativa das comunidades desfavorecidas. O artigo reforça a necessidade de mais estudos que contemplem a gestão democrática como um caminho para enfrentar desigualdades educacionais e sociais, sendo uma prática educativa que deve estar alinhada a princípios de justiça social e igualdade de oportunidades​.


» Material Complementar da Semana 2