Gestão Escolar Democrática: Limites e Possibilidades – Uma Discussão Sempre Necessária

Este texto, parte de um caderno temático do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, aborda os limites e possibilidades da gestão democrática nas escolas públicas. Com base em uma visão crítica, as autoras discutem o papel do diretor como articulador de uma gestão que precisa superar a burocracia e engajar a comunidade escolar de maneira efetiva. Defende-se que a escola pública, ao adotar práticas democráticas, contribui para a consolidação de uma sociedade mais participativa e justa. A gestão democrática é vista como um caminho para que a prática pedagógica se torne uma prática social, respeitando a diversidade e promovendo a autonomia dos envolvidos. O texto ainda propõe que a escola seja um espaço de formação política e cidadã, onde os diferentes segmentos – professores, alunos, funcionários e pais – compartilhem decisões e responsabilidades. Conclui que, apesar das dificuldades, a gestão democrática é fundamental para criar um ambiente escolar inclusivo e participativo.

» Material Complementar da semana 3