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Construindo um conceito de Gestão Escolar Democrática

O artigo "Construindo um conceito de Gestão Escolar Democrática", de Ângelo Ricardo de Souza, explora as intersecções entre política, poder e democracia na gestão escolar, propondo a gestão democrática como um processo inclusivo e dialógico que vai além da tomada de decisões. A gestão escolar democrática é compreendida como um fenômeno político e um espaço para a participação ativa de todos os envolvidos, possibilitando a construção coletiva de regras e procedimentos. O autor argumenta que a verdadeira democracia na gestão escolar exige não apenas participação formal, mas um envolvimento efetivo sustentado pelo diálogo e pelo respeito às diferentes funções e especificidades dos membros da comunidade escolar.

O estudo também aborda os desafios práticos dessa gestão, como a burocratização excessiva e a tendência de transformar a participação em um ato meramente formal, destacando a importância de uma gestão que promova a emancipação e a formação política dos sujeitos escolares. Além disso, Souza sublinha que a gestão democrática deve fomentar a equidade e o acesso à informação, permitindo que os indivíduos exerçam seu papel participativo de maneira plena e crítica, contribuindo para uma educação mais justa e inclusiva.