Gestão Educacional: Gestão Democrática
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Construindo um conceito de Gestão Escolar DemocráticaO artigo "Construindo um conceito de Gestão Escolar Democrática", de Ângelo Ricardo de Souza, explora as intersecções entre política, poder e democracia na gestão escolar, propondo a gestão democrática como um processo inclusivo e dialógico que vai além da tomada de decisões. A gestão escolar democrática é compreendida como um fenômeno político e um espaço para a participação ativa de todos os envolvidos, possibilitando a construção coletiva de regras e procedimentos. O autor argumenta que a verdadeira democracia na gestão escolar exige não apenas participação formal, mas um envolvimento efetivo sustentado pelo diálogo e pelo respeito às diferentes funções e especificidades dos membros da comunidade escolar. O estudo também aborda os desafios práticos dessa gestão, como a burocratização excessiva e a tendência de transformar a participação em um ato meramente formal, destacando a importância de uma gestão que promova a emancipação e a formação política dos sujeitos escolares. Além disso, Souza sublinha que a gestão democrática deve fomentar a equidade e o acesso à informação, permitindo que os indivíduos exerçam seu papel participativo de maneira plena e crítica, contribuindo para uma educação mais justa e inclusiva. | |
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Gestão Escolar Democrática: Uma Contextualização do TemaO artigo "Gestão Escolar Democrática: Uma Contextualização do Tema", de Nilson Robson Guedes Silva, revisita a trajetória histórica da democracia e sua aplicação à gestão escolar. O autor explora desde as primeiras formas de democracia direta em pequenos grupos até o modelo de democracia representativa atual, onde o processo decisório é delegado a representantes eleitos. Com base em estudos de Bobbio e Rousseau, o texto reflete sobre os limites e desafios da democracia na gestão escolar, principalmente em contextos hierárquicos e burocráticos. A gestão escolar democrática é abordada como uma proposta para expandir a participação ativa da comunidade nas escolas, conforme preveem a Constituição de 1988 e a LDB de 1996. Além de normas para participação em conselhos e a eleição de diretores, o artigo destaca que a democratização da gestão escolar vai além de processos formais, exigindo diálogo e cooperação para combater estruturas autoritárias. Conclui que, para se alcançar uma verdadeira gestão democrática, é essencial que todos os membros da comunidade escolar tenham voz ativa, favorecendo uma educação inclusiva e socialmente justa. | |