Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

G

Gestão Democrática da Escola, Ética e Sala de Aulas

Neste artigo, Cipriano Carlos Luckesi discute o papel ético da gestão democrática na escola e seu impacto na formação política e cidadã dos estudantes. Luckesi aponta que, embora a gestão democrática seja frequentemente associada à eleição de diretores e à criação de comissões escolares, essas práticas nem sempre garantem uma participação genuína e educadora. Ele argumenta que a gestão democrática precisa incluir práticas de convivência e de "respeito ativo", onde toda a comunidade escolar – professores, pais e alunos – se envolve na conservação e melhoria do espaço escolar e na resolução de questões coletivas. A abordagem ética é central para o autor, que considera a gestão democrática não só um processo administrativo, mas um meio de ensinar a convivência em sociedade, com respeito mútuo e responsabilidade. Luckesi critica a transferência das mazelas da política externa para o ambiente escolar e propõe que a ética na gestão democrática seja um princípio que fomente o desenvolvimento moral e a educação para a cidadania ativa​.



Gestão Escolar Democrática e Vulnerabilidade Social

Este artigo, fruto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), analisa a produção acadêmica sobre gestão escolar democrática e vulnerabilidade social ao longo de dez anos (2012-2021). A pesquisa foi realizada em cinco bases científicas, buscando entender como a literatura aborda a gestão democrática em contextos de vulnerabilidade social. Os resultados mostram que há poucos estudos voltados para essa interseção, e que, de modo geral, as pesquisas utilizam abordagem qualitativa, com foco em estudos de caso e análise documental. As autoras identificam que o contexto social vulnerável exige uma gestão escolar democrática que vá além da inclusão formal, promovendo uma justiça social que favoreça a participação ativa das comunidades desfavorecidas. O artigo reforça a necessidade de mais estudos que contemplem a gestão democrática como um caminho para enfrentar desigualdades educacionais e sociais, sendo uma prática educativa que deve estar alinhada a princípios de justiça social e igualdade de oportunidades​.



GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: concepções e vivências

A gestão escolar – e da educação em geral – é tema central das políticas educacionais, na contemporaneidade, em todo o mundo. No entanto, em diferentes contextos e momentos históricos, o debate sobre a organização das escolas e sobre a relação destas com a comunidade em que estão situadas e com os governos a que estão vinculadas implica diferentes concepções sobre a organização do espaço público e as responsabilidades do Estado, da sociedade e dos profissionais da educação.