Gestão Educacional: Gestão Democrática
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Gestão Escolar Democrática: Desafios e PerspectivasEste estudo qualitativo explora a aplicação da gestão democrática nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, com foco na participação da comunidade escolar nas decisões administrativas, pedagógicas e financeiras. Usando o método de estudo de caso, a pesquisa examina como a gestão democrática é praticada em três escolas de Santa Maria (RS), destacando as bases legais que a sustentam, como a Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996. A análise mostra que, embora a legislação incentive a participação, muitos desafios ainda dificultam a prática efetiva da gestão democrática, incluindo a baixa participação dos pais e a burocratização dos processos escolares. Conclui-se que a implementação plena da gestão democrática requer não apenas suporte institucional, mas também um esforço de todos os membros da comunidade escolar para integrar teoria e prática no cotidiano escolar. | |
Gestão Escolar Democrática: Limites e Possibilidades – Uma Discussão Sempre NecessáriaEste texto, parte de um caderno temático do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, aborda os limites e possibilidades da gestão democrática nas escolas públicas. Com base em uma visão crítica, as autoras discutem o papel do diretor como articulador de uma gestão que precisa superar a burocracia e engajar a comunidade escolar de maneira efetiva. Defende-se que a escola pública, ao adotar práticas democráticas, contribui para a consolidação de uma sociedade mais participativa e justa. A gestão democrática é vista como um caminho para que a prática pedagógica se torne uma prática social, respeitando a diversidade e promovendo a autonomia dos envolvidos. O texto ainda propõe que a escola seja um espaço de formação política e cidadã, onde os diferentes segmentos – professores, alunos, funcionários e pais – compartilhem decisões e responsabilidades. Conclui que, apesar das dificuldades, a gestão democrática é fundamental para criar um ambiente escolar inclusivo e participativo. | |