Gestão Educacional: Gestão Democrática
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Gestão Escolar Democrática: Dimensão Diretiva aos Processos Educacionais SignificativosNeste estudo, as autoras discutem a importância de uma gestão escolar democrática que promova processos educacionais significativos através da colaboração e participação ativa da comunidade escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa e análise bibliográfica, o artigo defende que a gestão democrática deve ir além da organização formal, envolvendo planejamento e ação coletiva que visem transformar a experiência de ensino-aprendizagem. O foco é fortalecer os processos educativos por meio da participação de todos os atores sociais, criando um ambiente inclusivo que favoreça a qualidade e o sentido da educação. As autoras concluem que a gestão escolar democrática é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e éticos, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa(Processos Educacionais. | |
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Por que é Tão Difícil Democratizar a Gestão da Escola Pública?Este artigo analisa os desafios históricos, culturais e organizacionais que dificultam a democratização da gestão nas escolas públicas. Licínio argumenta que, apesar das garantias legais e das políticas educacionais que incentivam a gestão democrática, na prática, alcançar esse ideal é complexo. O autor examina duas perspectivas: uma visão formalista que acredita que a gestão democrática está realizada pela lei e uma visão mais crítica que vê a democratização como um objetivo normativo ainda distante. Licínio destaca que as práticas de gestão escolar muitas vezes refletem influências de modelos organizacionais e empresariais, como o gerencialismo, o que contraria a essência democrática da participação coletiva. Conclui que é necessário um esforço contínuo e políticas públicas consistentes para superar esses desafios e consolidar práticas realmente democráticas nas escolas. | |